quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Pampa CHT falhando.

Pampa CHT. Quanto espaço!

Bom, sei que o blog tem como foco o Gol com motor AE ou CHT (como é mais conhecido), mas achei interessante falar sobre um problema que vi esses dias lá na oficina do seu Paulo.
Fui na oficina para saber o preço de um serviço, retirada da caixa de marcha e motor, que não dá pra fazer em casa. Enquanto estava por lá apareceu uma Pampa com motor CHT, falhando na marcha lenta e quando acelerava morria.
Seu Paulo começou pelas velas, fazendo a calibragem com as lâminas, colocando 80 (acho que é mm) para o espaçamento no eletrodo e foi testando os cabos de vela. Foi aí que um dos cabos não estava faiscando, ele fez a troca por outro cabo, mas continuou sem faiscar. Quando olhou com calma dentro da tampa do distribuidor foi que viu uma parte afundada, parecendo resultado de curto circuíto. Fez a troca por outra tampa e pronto! Carro parou de falhar e pode ir embora tranquilo.
Tampa do Distribuidor de acrílico. Bonita, mas não sei se tenho coragem.

Claro que nem sempre teremos uma peça de reposição a mão para poder testar. Algumas até dá pra fazer alguns testes com um multímetro, por exemplo. No caso do distribuidor, fica meio difícil, pois com um multímetro é até possível testar se a condutividade em cada polo, mas não dá pra avaliar o vazamento de corrente. Nesse caso, uma inspeção visual (olhímetro) torna-se necessário.
Para quem quer aprender sobre distribuidor, vejam o site FazerFacil.com.br.
Bom, não sei se ajudou alguém, mas é isso aí!
Abraço.


Atualização em 18/01/2013:
O material divulgado no link do site Fazer Fácil, é o mesmo de um livro que tenho em formato PDF e que, tem como autor Paulo G. Costa.

Um comentário:

  1. o meu eu troquei rotor e estator comprei da marca bosch que e faca na caveira

    ResponderExcluir