sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Canister - O seu Gol tem?

Desde que comprei o meu Gol, vou me surpreendendo com alguma coisa nova, ou na verdade, a falta de alguma coisa.
Pensando nas possibilidades para normalizar o consumo de gasolina, resolvi começar "do começo" e fui para o tanque. Lá, no geral, está tudo ok. Fui seguindo as três mangueiras até o motor, quando tive a grande surpresa, faltava o Canister.
O Canister é um Filtro de Carvão Ativado. Sua função é filtrar os gases produzidos pelo combustível no tanque antes de serem lançados na atmosfera. Quando a rotação do motor sobe, a central eletrônica libera a entrada desses gases para o motor através de uma válvula, sendo, esses gases, usados para enriquecer a mistura e assim a central diminuir o uso de combustível lançado pelo bico.
No meu caso, tinha no Gol apenas a Válvula do Canister, conforme imagem abaixo:


Após uma grande procura em diversas lojas de auto-peças, incluindo concessionárias VW, consegui o Canister.


Claro que, apesar de todo suor para achar essa peça (o canister), isso não acabaria assim "tão" fácil. Olhando o esquema da VW, faltavam algumas mangueiras e conexões. Foi onde realmente começou o martírio. Vejam na ilustração abaixo as conexões que faltam, são as de nº 2, 5, 9, 12 e 13:


Depois de muita busca, achei apenas a peça nº 5 e a 10. Porém a nº 5 estava com um valor 8x maior que a nº 10. Então resolvi estudar o funcionamento dessas conexões e fazer a minha adaptação.
O grande problema era entender o funcionamento da peça nº10, mas depois de muito pesquisar, perguntar em fóruns e não obter nenhuma resposta, falar com mecânicos que nem sabem o que é o Canister e esclarecer com vendedor de auto-peças, foi que entendi o funcionamento dessa peça, e assim pude partir para a adaptação.
Essa peça, nº 10, quando a válvula do canister (nº 15) está aberta, libera a entrada de gases do tanque, do canister e da atmosfera para o coletor de admissão. O fluxo é conforme a ilustração abaixo:


Não vou ensinar a adaptação que fiz, pois vai que vocês tentem fazer a mesma coisa, ou outra parecida, e dá errado! Adaptação, é cada um por si. Porém, posso dizer que tive que peregrinar em lojas de mangueiras e material de irrigação. Não consegui achar um peça igual a nº10, mas usei dois T para fazer um esquema equivalente.
Parece-me que está funcionando corretamente todo o esquema do Canister e Válvula. Porém vou continuar atrás das peças e quando tiver todas, faço a ligação correta.
Bom, é isso! Agora corra lá no seu Gol e veja se tem o Canister com as "benditas" conexões e a Válvula. Tudo isso fica ali no parachoque dianteiro do lado do passageiro. Basta afastar aquela proteção plástica em baixo do paralama e será possível ter uma alegria ou uma tristeza.


Isso é tudo pessoal! (by Pernalonga)

48 comentários:

  1. Excelente tópico amigo!!! me ajudou muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. muito bom demorei pra saber o q era essa peça

    ResponderExcluir
  3. Olá será que vc tem as descrições dos numeros desse diagrama? poderia me enviar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nathalie.
      Não consegui achar como lhe enviar pelo Google +, e nem encontrei o seu e-mail, mas fiz o upload do PDF contendo todas as referências do esquema do canister.
      Espero que ajude.
      Caso não consiga baixar o arquivo, me avise.
      Abraço.

      Link com o esquema do Canister:
      http://www.4shared.com/office/Hvr0ev9jba/Sistema_de_controle_de_emissoe.html

      Excluir
    2. Obrigado por essa pastagem me ajudou bastante.

      Excluir
  4. Você notou alguma diferença no consumo depois que instalou o cânister.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diminuiu o consumo. Quando peguei esse carro, fazia uns 8 km/l, depois do canister, deu uma melhorada, mas não lembro com certeza, acho que pra uns 10 km/l. No fim das contas, depois de trocar o filtro de ar e a válvula anti-chama, tava fazendo perto de 12 km/l.

      Excluir
  5. \santiago, gostaria de saber se vc tem o catalogo de peças do gol bola, pq estou tendo dificuldades em achar ums buchas que ficam no bigode do gol bola. Acho que seria mais facil, se eu soubesse o nome real dessas buchas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Abdon.
      O catálogo que tenho é esse disponibilizado aqui mesmo no blog.
      Nesse post (http://golbolacht.blogspot.com.br/2013/07/cd-catalogo-de-pecas.html) você vai ter o link para baixar o catálogo.
      Não dá pra viver sem ele.
      Caso não seja isso, ou não consiga visualizar, pode dar notícias.
      Abraço.

      Excluir
    2. Olá Santiago, tentei baixar o catalogo no link informado, mas não está mais disponível no site, foi removido pela pessoa que postou ele. Que pena

      Excluir
  6. Galera boa noite , alguem tem o manual elétrico do gol g2 cht 1.0 , pois levei num rapaz que acabou com a elétrica do gol e vou ter que refazer do zero . quem poder me ajudar agradeço dez de já .

    ResponderExcluir
  7. Olá, Raniere².
    Bom, não tenho esse manual. O bicho é meio difícil de achar.
    Porém, faço o mesmo apelo que já havia feito em algum outro post, caso encontre, mande pra cá que divulgo com o maior prazer.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, tenho o catalogo de peças da volkswagen se quiser, basta ir selecionando modelo, ano e etc, ou buscar por código original. Segue o link: http://pt.realoem.me/Volkswagen/BR .

      Excluir
  8. Santiago não consigo baixar o catálogo de peças do bola ja instalei o mega mais não deu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, tenho o catalogo de peças da volkswagen se quiser, basta ir selecionando modelo, ano e etc, ou buscar por código original. Segue o link: http://pt.realoem.me/Volkswagen/BR .

      Excluir
  9. Eu preciso saber como se tira o parachoque dianteiro do bola pra colocar milhas novos

    ResponderExcluir
  10. Eu preciso saber como se tira o parachoque dianteiro do bola pra colocar milhas novos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bom Danilo, precisamente você não precisa retirar o parachoque, a não ser que o seu ainda não tenha os furos dos milhas e vc não consiga fazer com ele no local, mas no mais é apenas entrar embaixo dele e instalar corretamente, Att.

      Excluir
  11. O MEU TINHA MAIS NAO ESTAVA FUNCIONANDO, RETIREI MAIS TO COMEÇANDO ACHAR QUE FIZ CAGADA, VOU VER SE CONSIGO RECUPERALO

    ResponderExcluir
  12. oi bom dia, comprei um gol e estou aprendendo muitas coisas mais algumas coisas estao me batendo muito, quando comprei ele ratiava muito entao olhei o corpo de borboleta e descobri que as saidas de ar estavam todas erradas, liguei as corretamente e agora eu to com probrema que e o seguinte, ligo ele e boa mais assim que e saio e depois paro ele esta acelerado de mais nao sei o que fazer, por favor você pode me da uma ideia do que pode ser? desde ja obrigado essa pagina tem me ajudado muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara se vc conseguiu arrumar me ajuda aí por que o meu também está a mesma coisa

      Excluir
  13. O meu ate tem o canister, mas esta desativado.
    sinto um cheiro de gasolina que provavelmente e por causa do canister nao esta ativado, fui nas oficinas pra ajeitar mas os mechanicos nem sabe o que e canister.

    ResponderExcluir
  14. tenho um gol bola cht ta gastando demais tipo um 7 por litro ja troquei vela, cabo de vela ,rotor, tampa do rotor, filtro da gasolina , filtro de ar ,sensor de temperatura , valvula termostatica , sonda lambda , bomba de gasolina . e o bicho nao para de gasta nao sei mais o q faço alguem da uma ajuda ai ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o canister tiver entupido o carro vai consumir mais combustível.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Descobri q o meu boleta cht ta sem esse canister tambem. Mas ja comprei um canister com essas ligações da mangueira do tbi e do respiro do tanque so q o resto das peçã nao achei nenhuma , mas sera q posso ligar os respiro do tanque ate canister e depois do canister ate o tbi sem nenhum problema ??

      Excluir
    4. Conseguiu resolver seu problema de consumo?

      Excluir
    5. Pior que não veio, to quase loko ja o carro continua fazendo 8 por litro .. nao sei mais o q faço.. e vc consegiu ??

      Excluir
    6. Deve ser Regulador de Pressão com Defeito...

      Excluir
  15. Valeu o seu esforço,professor pardal.kkkk...

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Olá amigos. O meu carro tem o canister mas a mangueira do tanque esta solta lá atrás e não sei onde conectala.

    ResponderExcluir
  18. Muito bom,gostei da informação, parabéns ao dono do golsinho,preocupado com a originalidade do carro e o funcionamento normal do motor.

    ResponderExcluir
  19. ola eu gostaria de saber qual e a funsão da valvula no gol g3 quando tiro uma valvula funciona normal

    ResponderExcluir
  20. Boa noite galera....consegui comprar meu sistema inteiro do canister...porem eu mesmo gostaria de instalalo....porem preciso de um manual qie mostre onde eu ligaria ele na injeçao....tanto a mangueira e a eletrica....alguem tem esse manual?? O meu bolinha é 96 motor AP

    ResponderExcluir
  21. I like what you are doing, mpo99 it will be a very good thing

    ResponderExcluir
  22. Olá! Boa tarde, Santiago Vieira. Obrigado pela informação, mas infelizmente descobri que o meu gol também não tem o canister e o bom é que agora sei o porquê de tanto consumo! Abraço.

    ResponderExcluir
  23. situs website keluaran hongkong menjadi yang terdepan daripada situs website lainnya http://keluaranhongkong88.com/

    ResponderExcluir
  24. keluhkan masalah motor anda ke Bengkel Motor Bekasi atau konsultasikan masalah motor anda melalui website kami http://www.bengkelmotorbekasi.com

    ResponderExcluir
  25. masuk disini https://198.252.110.85/ untuk mulai petualangan slot online deposit pulsa tanpa potongan untuk anda

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. dapatkan kemenangan besar di situs judi online deposit pulsa tanpa potongan http://139.59.77.247/ sekarang juga

    ResponderExcluir