O sensor de detonação está
situado junto ao bloco do motor em sua parte inferior.
Quando ocorre a detonação, são
geradas vibrações situadas em uma faixa de frequência sonora especifica.
Sendo o sensor de detonação
constituído de um elemento piezoelétrico, consegue identificar esta frequência
sonora especifica e informa o módulo de injeção eletrônico a ocorrência da
detonação no motor.
No momento que o módulo de
injeção eletrônico recebe este sinal, inicia imediatamente um processo de
redução gradual do avanço de ignição.
Após o término da detonação, o
sistema restabelece o valor de avanço de ignição calibrado em cada tipo de
injeção e motor. Nos sensores piezoelétricos, quando os materiais são
submetidos a um esforço mecânico, surge uma polarização elétrica no cristal que
os compõe e suas faces tornam-se eletricamente carregadas; a polaridade dessas
cargas é invertida, caso a compressão seja convertida em tensão mecânica. Em
contra partida, a aplicação de um campo elétrico ao material faz com que ele se
expanda ou contraia, de acordo com a polaridade do campo.
Este é o princípio de operação dos sensores piezoelétricos, cuja importância reside no acoplamento entre as energias elétrica e mecânica – sendo muito utilizados, portanto em cápsulas fonográficas, alto falantes e microfones.
[texto extraído da Bíblia do Carro de Paulo G. Costa]
Bom, muito interessante o Sensor de Detonação, mas agora vem a trágica notícia... Motores CHT não tem sensor de detonação.
Quando estudei sobre esse sensor, fui correndo olhar no meu carro e não achei o tal cabo. Procurei na internet informações sobre sensor de detonação no motor CHT e o que descobri, em diversos lugares, é que ele não possui esse sensor.
É isso aí!
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