sábado, 16 de novembro de 2013

Relé da Injeção - Aquele Verde!

Em pleno sábado pela manhã, logo cedo, fui tirar o carro da garagem e o bicho ligou beleza.
Mas foi só colocar o pneu na calçada e o bola fez o favor de apagar.
Morreu!
E não quis mais pegar!
Tive que empurrar, com a ajuda de um vizinho, o carro de volta pra garagem e começar a diagnosticar o que diabos estava acontecendo.
Esse tipo de problema é soda. Você da na chave, o bicho fica nhê-nhê-nhê e não pega.
Bom, tirei a mangueira de combustível e pedi para minha mulher apenas ligar o carro. Saiu combustível, como era esperado.Fiz o mesmo teste com a de retorno, e também saiu combustível.
Tirei a tampa do filtro de ar que fica sobre o TBI e pedi para minha mulher ligar o carro, mas sem dá partida, foi quando vi algo estranho. O bico tava injetando combustível que quase transborda o TBI.
Rapidamente ela desligou e daí bateu o desespero, a porcaria do bico pifou!
Corri para a internet e fui pesquisar sobre isso, enquanto também falava com o Flávio (colega de gol) e este também apontou como possível problema o bico injetor.
Putz!
É pra chorar, com uma dessa.
Porém, sem "deixar de cantar uma linda canção", continuei a pesquisa e me deparei com a possibilidade de problema com um relé.
Relé de Injeção
 Depois de compartilhar com vocês o meu drama, vamos para o que aprendi sobre esse tal relé verde mágico.
Ele é responsável pelo controle da injeção, isso grosso modo. Pois sei que tecnicamente é mais complexa a coisa, mas podemos entender que quando tem algum problema relacionado a injeção, podemos ir ter uma conversa com essa peça verde.
O Dr. Carro tem um vídeo onde fala sobre esta peça e mostra a localização.


Então o procedimento é o seguinte:
- Pega o relé verde debaixo do painel do lado do passageiro.
- Tira a capa plástica.
- Com um ferro de solda, faz-se a ressolda de toda a placa.
- Monta a capa plástica e coloca ele de volta no lugar.
Pra quem não sabe ressoldar, o procedimento é simples. Basta com um ferro de solda, e um pouco de solda (aquele "arame" de estanho) reaquecer, ou seja, derreter todas as soldas da placa.
Pesquisando sobre esse assunto, pra poder dar uma força nesse procedimento, achei o blog Faça vc mesmo do Ciro, onde ele fala exatamente sobre esse problema e ilustra a localização do relé e o procedimento de ressolda.
Bom, a questão que o relé é uma peça que tem mecânica envolvida no seu funcionamento. Pois existe um componente que se movimenta rapidamente e isso causa uma certa trepidação. Isso faz com que as soldas quebrem e o procedimento de ressolda resolve a questão.
No livro Reparacion y Ajustes de Automoviles - Gol, do Gabrile Ferrer, ela mostra esse componente e denomina como Unidad de Comando CFI.
Unidad de Comando CFI. Retirado do livro Reparacion y Ajustes de Automoviles - Gol, do Gabrile Ferrer.
No fim das contas, era só o relé, mas até descobrir isso, levei o dia todo. Apenas no final da tarde pude ter a certeza do problema resolvido.

Abraço.

17 comentários:

  1. ola to com um problema o gol bola cht entrou em curto no chicote e queimou a fiaçao q vai para os reles da bomba e o rele verde por favor sera q alguem pode postar como localizar a posiçao dos fios q ligam nos dois reles sou grato meu nome jose carlos sou guarulhos

    ResponderExcluir
  2. Tenho um Gol Motor At um motor 1.0 8 válvulas ele não pega na partida se não acionar o injetador daí ele fica funcionando na lenta e e apaga pode bater partida de novo que ele não pega de jeito nenhum a não ser injetando de novo Alguém pode me ajudar já fui em 4 mecânicas passei no scanner e não acusou nada

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma parati 97 1.8 percebi q a bomba não está injetando na hora da partida. Como vi em vários vídeo tbm troquei o relé... Mais nada mudou. Se alguem puder dar uma Luz agradeço. Passei um fio positivo da bateria direto pta bom e só assim está funcionando.

    ResponderExcluir
  4. tenho um santana 97 nao sei onde fica o rele alguem pode enssina onde fica

    ResponderExcluir
  5. Troquei o bico injetor do meu carro que e um gol bola cht 1.0 mono ponto e apos a troca ele não quiz pega fui olha e me deparei com o bico injetando muito combustível que que transborda no TVI alguem pode me dizer oque pode ser?

    ResponderExcluir
  6. Meu gol bola 96 não ta funcionado o bico injetor já troquei mais pra ainda perciste o problema me ajudem pôr favor

    ResponderExcluir
  7. Boa noite queria se alguém tem o esquema de réle de gol bola 95 1.8 8v com ar sr poderem mandar pra segue meu email Sergio22giron@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Bom dia galera, tenho um gol 96 bolinha cht 1000 ele ultimamente ta dando esse problema, a primeira partida do dia ele sempre pega fica um pouco ligado e falha no retorno e acaba apagando, quando vou tentar ligar de novo não pega de jeito nenhum ja me deixou na mão muitas vezes assim na rua, a bomba de combustível liga ja verifiquei se ta chegando gasolina, as velas são novas cabo tb, alternador trocado recentemente bomba de combustível trocada menos de 2 meses dei um talento no tbi dele, porém esse problema continua, não arrisco de sair mais com ele, não sei oque fazer, ele liga apaga não quer ligar mais tento fica no nhenhenehe e não liga, deixo um tempo parado 8/10m acaba ligando novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a mesma coisa que acontece com o meu gol 96

      Excluir
    2. Bom dia amigo, conseguiu resolver seu problema? Meu gol está da mesma forma, já troquei várias peças e o problema persisti em continuar, já não sei mais oque possa ser. Abçs

      Excluir
    3. Alguém com esses problemas no gol resolveu o meu também tá assim

      Excluir
  9. Olá tenho um gol bola motor cht 1 bico 1995 eu ligo a chave é não aparece o barulho da bomba do rele de combustivel da uma estralada

    ResponderExcluir
  10. Tenho um gol bola 95 1.0 motor CHT as mangueiras de combustível e sai gasolina porém carro não pega o que pode ser tirei a tampa do fio do TBI e sai muito um pouco combustível para câmera qual o problema

    ResponderExcluir
  11. Meu bol bola 96 parou derrepente na estrada. Observei que queimava o quarto fusivel da esquerda para direita. Algo estava em curto. Um curioso parou para ajudar e colocou um fio metalico ligando em gambiarra um dos fusiveis queimado. Dei partida e mesmo voltando a chave saia fumaça no acendedor fe cigarros. Queimou os fios até ao chicote na porta. O carro chegou em casa rebocado.deu curto em dois fios vermelhos saindo da bateria no podotivo. Ja subititui os fios queimados do acendedor mais não fiz a ligacao. A parte alaranjada derreteu. Tem um fio que segue para parte traseira e não funciona as setas. O carro dá partida normal mais não pega. A caixinha do gnv/gasolina nao acende.o combustivel não ingeta. Carro ta parado na garagem. Alguma solução?

    ResponderExcluir
  12. Buzina também não funciona nem limpa brisa.

    ResponderExcluir
  13. Meu gol.bola cht 1.6 está falhando.tipo eu saio com ele paro em.algum.lugar daí vou ligo de volta ele falha ele demora a desenvolver e faz um.cheiro forte de gasolina oq devo fazer?

    ResponderExcluir
  14. Posso trocar esse relé verde por um relé auxiliar dni 0102?

    ResponderExcluir