Quando comprei esse Gol, levei logo para um mecânico dar uma olhada em algumas coisas, e uma das coisas que ele logo apontou foi o TBI muito sujo. Fui deixando pra lá a limpeza, mas depois do carro ficar acelerado e o consumo elevado, resolvi fazer, eu mesmo, a limpeza.
O material usado foi:
Gasolina; Car 80 (descarbonizante); luvas; pincel; escova de dente; Reparos para troca.
Tentei fazer um vídeo, mas as pilhas da câmera estavam fracas, então pelo menos bati umas fotos (com a ajuda da minha esposa, claro!).
Qualquer correção será bem vinda.
[Atualização em 23/12/12]
O que chamei de Controlador de Pressão é o Sensor de Pressão, também chamado de MAP.
Os "Reparos" são as Juntas, vedações.
Cara, parabéns, muito legal seu post, vou acompanhar pois tenho um gol com o mesmo modelo e tinha essa curiosidade de limpar, conforme for fazendo manutenções posta ai para que leigos como eu possamos acompanhar. abraço.
ResponderExcluirCara, vou ter que te chamar de "Cara", pois você esqueceu de dar as caras. Aproveitando, caso queira mostrar o seu Gol CHT e falar um pouco sobre ele, pode mandar foto (não esquece do motor) e o texto que faço questão de postar aqui.
ExcluirFico feliz pelo seu comentário, além do que, inaugurou a seção de comentários.
Manutenção é o que não falta nesse carro. Algumas já fiz antes do blog, mas tentarei explicar o que foi feito e vou postando.
Abraço.
poxa mano muito bom este seu post tenho um bolinha deste 94/95 1000i ae gosto muito deste carinho e ja fazia tempo que queria da uma limpesa no tbi valeu
ResponderExcluirqual o modelo deste tbi da weber??? pra eu poder correr atras dos reparos
ResponderExcluirGeral, quando comprei os reparos pedi apenas dando a especificação de Gol CHT 1.0.
ExcluirInclusive veio alguns reparos que ainda não achei um lugar para eles.
São de um tal de JP Juntas (www.jpjuntas.ind.br).
Tem escrito na embalagem o seguinte: JTAS.INJ. Gol 1.0 FASE I/II/Gol CLI/SANT. 1.8 92 - 225004/4
Desculpa a demora em responder, espero ajudar em alguma coisa.
Esses dias vou tirar a tampa do filtro de ar e dou uma olhada em alguma inscrição no TBI sobre o modelo dele.
Até mais.
no 3 da foto sensor de pressão do meu carro está lacrado o correto seria sair do tbi pra onde?
ResponderExcluirFelipe, dá uma olhada aqui no blog, pois fiz um post pra poder esclarecer essa tua dúvida.
ExcluirQualquer coisa, manda notícias.
Abraço.
Tenho gol bola ano 95 Eli acelerador eu tiro a maguera do sensor eli deminoi aceleragen oque pode ser amigo
ExcluirPor favor, como se chama aquele sensor que está conectado com o cabo do velocímetro?
ResponderExcluirBah meeu queria sabe onde fica o sensor da temperatura do bola cht??
ResponderExcluirtroquei a valvula termostatica agora falta troca isso sabe me dizer onde fica ? abrassssssssssssss
Do lado.da cebolinha do oleo
ExcluirParabéns pelo post, ja tinha um bom tempo que eu estava a procura desse material... Obrigado!!!
ResponderExcluiramigo o gol bola 96 possui um avançao no distribuidor e se tiver onde é conectado a mangueirinha do mesmo ?
ResponderExcluirha ia esquencedo o gol bola 96 é com motor cht 1.0 .
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
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ResponderExcluirÉ, eu estou enrolado para reinstalar o cânister da Saveiro 1999.Pois eu desmontei tudo para fazer a pintura e agora não estou sabendo montar, e o pior de tudo é que não encontro no Google um esquema que possa me orientar.
ResponderExcluirÉ, eu estou enrolado para reinstalar o cânister da Saveiro 1999.Pois eu desmontei tudo para fazer a pintura e agora não estou sabendo montar, e o pior de tudo é que não encontro no Google um esquema que possa me orientar.
ResponderExcluirÉ, eu estou enrolado para reinstalar o cânister da Saveiro 1999.Pois eu desmontei tudo para fazer a pintura e agora não estou sabendo montar, e o pior de tudo é que não encontro no Google um esquema que possa me orientar.
ResponderExcluirFiz este tipo de limpeza no meu cht 1.6 com esta mesma tbi , só que agora ao coloca a mangueira sai do tbi para o filtro de ar ,o carro fica loco desacelerando e morre , quando tiro a mangueira ele fica bom ,mas meio acelerado ,a pergunta é ele vai fica Gastão com essa mangueira fora do filtro de ar ? Ou sera sujeira na entrada do filtro??
ResponderExcluirFora isso fico file um canhão,antes falhava muito agora tá liso .
Fiz este tipo de limpeza no meu cht 1.6 com esta mesma tbi , só que agora ao coloca a mangueira sai do tbi para o filtro de ar ,o carro fica loco desacelerando e morre , quando tiro a mangueira ele fica bom ,mas meio acelerado ,a pergunta é ele vai fica Gastão com essa mangueira fora do filtro de ar ? Ou sera sujeira na entrada do filtro??
ResponderExcluirFora isso fico file um canhão,antes falhava muito agora tá liso .
Alguem sabe qual e a pressão de gasolina no tbi do gol bola cht 1.0 ae 96/97
ResponderExcluir1 bar de pressao
Excluironde ligo a mangueira fina q sai do anti chama ? agradeço desde já !
ResponderExcluirO gol e um carrinho bom mas o motor cht começa a acelerar sozinho me deixava doido gastei dinheiro sem necessidade em limpeza de bico e foi varoas vezes limpeza de bico e pura enganacao os bicos são auto limpante. Depois de muito sofrimento e agonia descobri no doutor carro algo sobre entrada falsa de ar e a solução seria a troca das juntas do tbi. Fiz isso e o carro ficou com a lenta normalizada. Nunca mais tive problemas com o carro acelerando doido. E ai vale apena limpar bico? Sai fora dessa.
ResponderExcluirEsse modelo de injeção não tem luz amarela no painel, então ela também pode acelerar o motor para indicar alguma falha.
ExcluirGostaria de saber mais sobre o sistema de aferrecimento estou na duvida sobre as mangueiras, talvez estejam conectadas erradas. Nao esta circulando agua .
ResponderExcluirE sem falar os fios dos sensores de agua oleo se alguem tenha um ai me passa a cor dos fios q vao em cada um pois o meus estao com os plugs arrebentados gol bola cht 1.0 monoponto desde ja agradeço
ResponderExcluirRAKSASAPKR.NET - BANDAR DOMINO99 | AGEN BANDARQ | AGEN POKER | DOMINO ONLINE | AGEN DOMINO
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Obrigada pelas informações sobre limpeza de dente. Obrigada!
ResponderExcluirGrande!! Todas as respostas que sempre procurei Parabens
ResponderExcluirBoa noite, amigo vc sabe o nome de modelo deste carburador? Estou atrás do kit reparo, mas não sei o nome.
ResponderExcluirNão se trata de um carburador, é um tbi de gol bola 1996, o mesmo utilizado nos ap monoponto, a diferença é o bico e o módulo que são diferentes, de resto é tudo a mesma coisa.
ExcluirVlw pela informação, descobri que o meu não é 1.0 e sim 1.6, cabeçote ford 1.6 e tbi 1.0. Ja fiz a desmontagem de cabeçote e admissão para retificas, pois queimou-se junta.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPessoal que está fazendo perguntas fora do tema da postagem: procurem o manual do motor e/ou da injeção eletrônica, tem na Internet, melhor do que ficar perguntando a esmo.
ResponderExcluirVejam esse catálogo, tem vistas e códigos: https://volkswagen.7zap.com/en/br/gol/gl/
ResponderExcluirNotei que tem foto marcado como Canister, mas é manqueira do MAP
ResponderExcluirProcurem usar sensor TPS da DS1901, é eletrônico, deve durar mais, principalmente quando for lavar o motor, mas deve precisar reajustar o parafuso de repouso da borboleta, perto do cabo do acelerador. Tem vídeo no YouTube sobre o TPS eletrônico Vs TPS resistivo (Magnetic Marelli PF2C/00)
ResponderExcluirO que seria esse regulador de pressão da 4 fato em cima da entrada do canister e ao lado da entrada da mangueira do filtro de ar ?
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