sexta-feira, 18 de janeiro de 2013
quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
Pampa CHT falhando.
Pampa CHT. Quanto espaço! |
Bom, sei que o blog tem como foco o Gol com motor AE ou CHT (como é mais conhecido), mas achei interessante falar sobre um problema que vi esses dias lá na oficina do seu Paulo.
Fui na oficina para saber o preço de um serviço, retirada da caixa de marcha e motor, que não dá pra fazer em casa. Enquanto estava por lá apareceu uma Pampa com motor CHT, falhando na marcha lenta e quando acelerava morria.
Seu Paulo começou pelas velas, fazendo a calibragem com as lâminas, colocando 80 (acho que é mm) para o espaçamento no eletrodo e foi testando os cabos de vela. Foi aí que um dos cabos não estava faiscando, ele fez a troca por outro cabo, mas continuou sem faiscar. Quando olhou com calma dentro da tampa do distribuidor foi que viu uma parte afundada, parecendo resultado de curto circuíto. Fez a troca por outra tampa e pronto! Carro parou de falhar e pode ir embora tranquilo.
Tampa do Distribuidor de acrílico. Bonita, mas não sei se tenho coragem. |
Claro que nem sempre teremos uma peça de reposição a mão para poder testar. Algumas até dá pra fazer alguns testes com um multímetro, por exemplo. No caso do distribuidor, fica meio difícil, pois com um multímetro é até possível testar se a condutividade em cada polo, mas não dá pra avaliar o vazamento de corrente. Nesse caso, uma inspeção visual (olhímetro) torna-se necessário.
Para quem quer aprender sobre distribuidor, vejam o site FazerFacil.com.br.
Bom, não sei se ajudou alguém, mas é isso aí!
Abraço.
Atualização em 18/01/2013:
O material divulgado no link do site Fazer Fácil, é o mesmo de um livro que tenho em formato PDF e que, tem como autor Paulo G. Costa.
Atualização em 18/01/2013:
O material divulgado no link do site Fazer Fácil, é o mesmo de um livro que tenho em formato PDF e que, tem como autor Paulo G. Costa.
sexta-feira, 11 de janeiro de 2013
Referência Motor do Limpador Dianteiro
terça-feira, 8 de janeiro de 2013
Origem do motor CHT.
Bem que gostaria, mas não é o meu CHT. |
Uma dica é ler os comentários e se divertir com a falta de senso do povo. Mais parece que o post é sobre futebol (religião ou política), do que sobre motor de carro.
sábado, 5 de janeiro de 2013
Planejando a troca das juntas do cabeçote.
Resolvi dar uma geral no motor, fazendo a troca das juntas do cabeçote, bomba d'água, mangotes, juntas da base do TBI e limpeza do coletor de admissão.
Claro que resolver fazer não quer dizer fazer.
Falta comprar as peças e algumas ferramentas. Para comprar essas coisas precisa de dinheiro e, como sempre, esse está em falta.
Falta comprar as peças e algumas ferramentas. Para comprar essas coisas precisa de dinheiro e, como sempre, esse está em falta.
Resolvi dedicar o tempo, até ter tudo o que preciso, para estudar mais sobre o assunto. Para tanto, tenho assistidos os vídeos do Marcelo Tonella (www.youtube.com/user/marcelotonella), onde tem uma série que trata só sobre a troca das justas do cabeçote. Recomendo. Além do que, não quero ensinar, mas apenas mostrar o serviço sendo feito. Ensinar, já existem algumas pessoas fazendo e muito bem. Também não deixo de ler em alguns blogs, como o do Blog do Coronado (blogdocoronado.blogspot.com.br), onde o cara tem um Del Rey como motor CHT e fala tudo sobre a vida do carro. Vale a pena conferir.
Passei em uma auto-peças para ver o preço de algumas coisas e sai de lá com um jogo de juntas para cabeçote. Custaram R$32,00 e como o preço não é "tão" alto, resolvi não pesquisar e comprei logo.
Juntas do cabeçote motor CHT 1.0 |
Ainda falta um bocado de coisa, mas assim que tiver com tudo, vou gravar um vídeo e tirar umas fotos pra colocar aqui no blog.
Abraço.
Assinar:
Postagens (Atom)